[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Fim das faturas em papel e arquivo digital permitirão poupar "milhões de euros"

Em Portugal são emitidas 15 milhões de faturas por dia, o que significa "milhões de euros em custos administrativos, consumíveis, papel, tinta".

O ministro das Finanças afirmou, esta quarta-feira, que a adesão à fatura sem papel e ao arquivo digital permitirá "muitos milhões de euros de poupança à economia nacional", sendo o balanço "positivo", apesar do ainda "muito caminho a fazer".
"Há cinco mil milhões de faturas emitidas por ano em Portugal, são 15 milhões de faturas por dia. No retalho são quatro mil milhões de faturas anuais, dez milhões de faturas por dia. Isto são milhões de euros em custos administrativos, consumíveis, papel, tinta, e depois ainda para preservar, guardar e arquivar todo este material. São muitos milhões de euros de poupança para a economia nacional que, seguramente, serão utilizados noutras funções", afirmou Mário Centeno em declarações aos jornalistas no final de uma reunião com a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e a Sonae MC para abordar a digitalização no retalho.
Adicionalmente, disse, "a digitalização dos arquivos e a fatura sem papel são um elemento muito relevante também da descarbonização e dos custos para o ambiente". Ler + (...)

Sem comentários: