[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quinta-feira, 16 de maio de 2019

O futuro já chegou: há uma portuguesa em Londres a imprimir comida com insetos em 3D

Susana Soares é designer, mas uma interessada pela substituição da proteína animal convencional pela dos insetos. Tem um projeto em Londres, onde vive, para sensibilizar cada vez mais pessoas para essa realidade inevitável. Uma história curiosa que complementa a reportagem que sai esta semana na VISÃO sobre a urgência de pôr insetos no pratos de toda a gente.

Assim que ouviu, em 2010, o alerta da FAO, organização das Nações Unidas para a alimentação e agricultura, referindo-se aos insetos como a proteína animal mais viável para os humanos, a designer Susana Soares começou a pensar nisso do ponto de vista artístico. Informou-se acerca dos países em que o consumo destes bichos é muito comum, como o Brasil, o México ou o Japão. Neste último caso, por exemplo, soube que cuidam das larvas do bicho da seda como se de caviar se tratasse. "Devo dizer que são, de facto, deliciosas." O efeito nojo não a atinge - os 14 anos em Londres talvez ajudem a essa abertura de espírito. Ler + (...)

 

Sem comentários: