[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

terça-feira, 14 de maio de 2019

Que bancos têm mais caixas multibanco e quanto ganham com elas?

O Santander Totta é o banco com mais caixas de ATM (1.441), sendo seguido por Caixa Geral de Depósitos (CGD) e Crédito Agrícola, que têm 1.361 e 1.307, respetivamente. A encerrar o top 10 encontra-se o banco BIC, que tem apenas 179 caixas multibanco. 

Em causa estão dados do Centro de Estudos Políticos Europeus (CEPS, na sigla em inglês), que permitem concluir que os bancos têm lucro com as caixas ATM instaladas nos seus próprios balcões, mas perdem dinheiro com as máquinas instaladas fora das suas próprias agências.
De acordo com o Dinheiro Vivo, que se apoia nos referidos dados, nos equipamentos dentro dos seus balcões, os bancos faturam em média 25 mil euros por ano e assumem um custo de 21 mil euros. Já nos ATM fora dos balcões têm mais custos que receitas: faturam 20,3 mil euros e têm encargos para as instituições financeiras de 21,5 mil euros. 
De referir que no mercado português, metade das 8.953 caixas multibanco estão fora dos balcões dos bancos, encontrando-se colocadas em centros comerciais e em edifícios públicos.

 "in" idealistas, 14.5.2019

Sem comentários: