[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

terça-feira, 25 de junho de 2019

Preço das casas subiu 9% no primeiro trimestre. Mas ritmo está a abrandar

O preço das casas subiu 9,2% no primeiro trimestre, embora o ritmo de crescimento esteja a abrandar. Já o número de casas vendidas desacelerou pela terceiro trimestre consecutivo. 

Os preços das casas voltaram a subir no primeiro trimestre, embora a um ritmo mais lento. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o Índice de Preços da Habitação (IPHab) aumentou 9,2% no espaço de um ano, um valor que cai para os 3,6% quando comparado com o final do ano passado. Neste período, o número de casas vendidas aumentou 7,6% para um total de 6,1 mil milhões de euros.

A subida foi de 9,2% entre o primeiro trimestre deste ano e o mesmo trimestre do ano anterior, contudo, houve uma desaceleração no ritmo de crescimento: entre o primeiro trimestre de 2017 e o primeiro trimestre de 2018 os preços tinham subido mais de 12%. Comparando com o último trimestre do ano passado, também houve um abrandamento de 0,1 pontos percentuais (p.p.), período em que se observou uma subida de 9,3% nos preços. Ler + (...)

Sem comentários: