[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

segunda-feira, 3 de junho de 2019

Redes de água potável: há formas eficazes de combater a contaminação?

A ATEHP promoveu, a 22 de maio, uma jornada técnica dedicada às redes de água potável em hospitais.

O combate à Legionella foi, naturalmente, um dos assuntos a merecer destaque, embora não tenham sido esquecidos temas como a corrosão e os aspetos regulamentares.
Margarida Valente, da Águas do Douro e Paiva, trouxe uma análise à legislação existente e uma antevisão ao resultado da revisão da Diretiva 98/83/CE (transposta para o Direito nacional pelo Decreto-Lei nº 306/2007). A proposta de revisão tem em conta quatro aspetos essenciais: a atualização das normas de qualidade, a introdução da gestão do risco, o aumento da quantidade de informação prestada ao consumidor e a melhoria do acesso e a garantia do acesso universal à água potável na UE, a par da melhoria do acesso à água nas cidades e em locais públicos. A gestão do risco é um aspeto ao qual a palestrante atribui grande importância, dado que a metodologia atualmente utilizada é essencialmente reativa, ou seja, quando se recebem os resultados das análises à água o consumo já ocorreu. Ler + (...)

Sem comentários: