[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

A importância de ensinar cidadania para a vida em comunidade

O projeto Literacia para a Cidadania da Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente vai juntar jovens de Oeiras, Benedita e Vila Nova de Poiares em sessões de trabalho para desenvolverem iniciativas e campanhas de literacia democrática e sustentabilidade ambiental.

No âmbito do projeto Literacia para a Cidadania, integrado no Cidadãos Ativos , a Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente (APCEP) pretende juntar jovens de diferentes contextos para juntos trabalharem o conceito de cidadania. Sem aulas, nem secas, o intuito é chamar a atenção para a comunidade.
Ganhar consciência dos direitos e deveres de cada um é o ponto de partida para perceber o conceito de cidadania e esse conhecimento, garante Manuela Paulo, adquire-se em comunidade, no tratamento do outro com cidadania.
"Principalmente com respeito", alerta, mas "também na consciência cidadão, ter consciência dos seus direitos e deveres" e essa "consciência adquire-se muito em comunidade, no seu território, no seu local, percebendo quais são as questões que não estão bem e apercebendo-se que junto com outros locais podem e devem transformar e construir uma sociedade mais igualitária e justa". Ler + (...)

Sem comentários: