[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

China revela câmara de 500 megapíxeis para identificar qualquer rosto em multidões de milhares

Atualmente, a China tem já 200 milhões de câmaras CCTV instaladas e há ainda um sistema de crédito social que pontua os cidadãos com base na sua performance enquanto membros da sociedade.

Um grupo de cientistas chineses revelou uma câmara de reconhecimento facial com mais de 500 megapíxeis. O aparelho é capaz de captar imagens com quatro vezes mais detalhe do que o olho humano e consegue identificar qualquer rosto no meio de multidões de milhares, seja nas ruas, em estádios ou recintos. O projeto levanta algumas questões acerca das liberdades civis dos cidadãos chineses, uma vez que o executivo continua a investir na consolidação de um sistema massivo de vigilância estatal, agora já articulado com as potencialidades da inteligência artificial.

Atualmente, a China tem já 200 milhões de câmaras CCTV instaladas e há ainda um sistema de crédito social que pontua os cidadãos com base na sua performance enquanto membros da sociedade e da sua própria família. O sistema premeia e pune os cidadãos de acordo com os pontos acumulados, com acesso a melhores universidades e restrições à mobilidade, por exemplo. Ler + (...)

Sem comentários: