[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

domingo, 1 de setembro de 2019

Enganou-se a fazer uma transferência bancária? Saiba como cancelar

Segundo o Banco de Portugal, são realizadas mais de  100 milhões de transferências bancárias por ano em Portugal. Este tipo de pagamento representa mais de 50% do total das operações de pagamento. Mas, com tantas transações, é normal que possam existir erros nos destinatários. Assim, descubra como poderá cancelar uma transferência bancária.

As transferências bancárias têm mecanismos de segurança?

Sim, as transferências bancárias têm dois mecanismos de segurança que evitam a transação de dinheiro para outro beneficiário que não o desejado.
Por um lado, o próprio IBAN detém um sistema de segurança, que se traduz nos últimos dois dígitos. No entanto, estes podem ser iguais aos de outro IBAN, levando a que este mecanismo de segurança não funcione se introduzir um IBAN com números de segurança igual ao que queria digitar.
Por outro, tanto ao balcão como através do Multibanco, o consumidor consegue saber o nome do beneficiário antes de concluir a transação. Caso faça uma transferência via homebanking, esta informação não é disponibilizada.
No entanto, mesmo com estes dois métodos de segurança adicionais, é possível transferir o montante para o destinatário errado e, neste sentido, é importante saber como cancelar uma transferência bancária. Ler + (...)

Sem comentários: