[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

terça-feira, 3 de setembro de 2019

Espanha a braços com surto de listeriose: especialistas do Instituto Doutor Ricardo Jorge indicam medidas de proteção

A transmissão de listeriose está habitualmente associada ao consumo de alimentos. Margarida Saraiva e Cristina Belo Correia, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), ensinam a aumentar a proteção contra esta bactéria que afetou centenas de pessoas em Espanha.

A listeriose é uma doença zoonótica (transmitida dos animais ao Homem) causada pela bactéria Listeria monocytogenes. Esta bactéria está disseminada no meio ambiente existindo, sobretudo, nos solos e nas águas, estando naturalmente presente no aparelho digestivo de bovinos, ovinos, suínos, caprinos e aves, sendo estes animais a principal fonte de contaminação para o Homem.
A transmissão está habitualmente associada ao consumo de alimentos. Apesar de pouco frequente, esta infeção é uma doença grave, em grupos de risco nos quais se incluem, grávidas, recém-nascidos, idosos (acima de 65 anos), diabéticos insulinodependentes, dialisados e imunodeprimidos. Ler + (...)

Sem comentários: