[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Manuais gratuitos. Queixas atrás de queixas


Os pais queixam-se de livros escritos, desenhados e pintados sem existir qualquer tomada de posição por parte das escolas, responsáveis por avaliar a capacidade de reutilização dos manuais.


Pela primeira vez, todos os alunos do 1.o ao 12.o ano têm manuais escolares gratuitos. A medida começou pelos alunos do 1.o ciclo e esteve sempre envolta em polémica devido, especialmente, ao processo de reutilização dos manuais: se o Tribunal de Contas alertou para a eventual inviabilidade do projeto por causa da baixa taxa de reutilização, muitos pais têm criticado o facto de receberem livros usados.
E as queixas têm vindo a aumentar. Há cada vez mais relatos de reclamações em relação aos manuais escolares reutilizados entregues às famílias. Os pais queixam-se de livros escritos, desenhados e pintados sem existir qualquer tomada de posição por parte das escolas, responsáveis por avaliar a capacidade de reutilização dos manuais. A maioria das reclamações apresentadas pelos pais ao Portal da Queixa visam os livros do 1.o ciclo, apesar de esta medida abranger todos os anos de escolaridade obrigatória. Ler + (...)

Sem comentários: