[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Por que se ganha mal em Portugal?

A pergunta “Por que se ganha mal em Portugal?” tem muitas respostas mas todas elas, venham de onde vieram, seguem a conhecida expressão popular aqui não há milagres.

«Quando falamos nos salários andamos sempre à volta da produtividade e da competitividade das empresas. Não podemos resolver o problema dos salários se não resolvermos o problema da produtividade e da competitividade em Portugal», explica Luís Centeno, coordenador da Equipa Técnica do Conselho de Finanças Públicas.
Mira Amaral, ex-ministro do Emprego e da Segurança Social, concorda: «Em Portugal temos salários reais mais baixos do que um certo número de países europeus porque os salários reais estão ligados à produtividade relativa, e a nossa produtividade relativa é inferior à desses países. Isto não é surpresa nenhuma ainda que às vezes uma certa classe política queira tirar outras conclusões». Ler + (...)

Sem comentários: