[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Trotinetas e bicicletas elétricas estão entre veículos a circular sem lei

O alerta não é novo mas as associações ligadas à mobilidade avisam que faltam regras, fiscalização e informação para os utilizadores.

Os novos veículos elétricos estão a invadir as cidades e a falta de fiscalização e regras geram preocupação entre os comerciantes e as associações ligadas à mobilidade. Só em Lisboa, há cerca de quatro mil trotinetas disponibilizadas por mais de dez empresas em regime de aluguer, mas também as bicicletas elétricas proliferam, sem fiscalização motora, chegando a atingir os 80 km/h quando só podem andar a 25, escreve hoje o Jornal de Notícias.
"Ou disciplinam, ou somos contra", avisa José Manuel Caetano, presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) ao mesmo jornal. Em 2013, a última revisão do Código da Estrada equiparou vários veículos a velocipedes, sendo que entre eles estão as trotinetas elétricas, triciclos elétricos ou as "quase scooters". Ler + (...)

Sem comentários: