[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Um mundo de desperdício. Entregamos ao lixo mais de mil milhões de toneladas de alimentos por ano

O mundo desperdiça alimentos. Muitos. Anualmente, 1,3 mil milhões de toneladas de bens aptos ao consumo humano acabam no lixo. Um problema que é global, dos países desenvolvidos e daqueles em vias de desenvolvimento. Nos primeiros desperdiça-se, nos segundos perde-se. No final da cadeia, todos perdem. O ambiente, o orçamento familiar, milhões de seres humanos em subnutrição. O desperdício alimentar aqui esmiuçado com a docente e investigadora Iva Pires. 

Façamos um breve exercício, tomando como referência as famílias portuguesas, pouco mais de quatro milhões (dados Pordata, 2016). Peguemos num bem de consumo comum, a laranja. No caso vertente, uma laranja que se estragou em casa. Tracemos uma escala temporal curta, uma semana.
Considerando que cada laranja pesa em média 80 gramas, em sete dias, acabarão no lixo 323 toneladas de laranjas. Por ano, 16 800 toneladas. O número é expressivo e é com ele que Iva Pires, docente e investigadora integrada no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, da Universidade Nova, em Lisboa, abre o livro que entregou aos escaparates, “Desperdício Alimentar” (edição Fundação Francisco Manuel dos Santos). Ler + (...)

Sem comentários: