[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Usas homebanking ou tens caderneta? Os pagamentos bancários têm novas regras

Com a entrada em vigor da nova diretiva europeia dos pagamentos – a partir deste sábado, 14 de setembro de 2019  –, há novas regras de autenticação aplicáveis aos serviços de pagamento eletrónicos. 

A partir de agora, os bancos e demais prestadores de serviços de pagamento na União Europeia (UE), estão obrigados a proceder à “autenticação forte” dos seus clientes quando estes acederem online à sua conta, quando iniciarem um pagamento eletrónico, ou quando realizarem uma ação que possa envolver risco de fraude ou outros abusos. As cadernetas também vão deixar de ser utilizadas para levantar dinheiro. Explicamos-te tudo o que muda.
O que é, na prática, a “autenticação forte”? É um procedimento que permite ao prestador de serviços de pagamento/banco verificar a identidade de um utilizador ou a validade de utilização de um instrumento de pagamento específico, segundo o Banco de Portugal (BdP). Este requisito é, muitas veze,s cumprido através do envio de uma mensagem para o telemóvel do utilizador com um código criado, especificamente ,para determinada operação de pagamento. Ler + (...)

Sem comentários: