[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Bancos antecipam mais procura por crédito ao consumo até final do ano

Inquérito aos bancos do Banco de Portugal antecipa um ligeiro aumento da procura de crédito para consumo no último trimestre do ano. Para compra de casa em empresas não prevê alterações. 

O final do ano deverá ser marcado por um aumento da procura de crédito para consumo por parte das famílias. Este é o cenário antecipado pelo mais recente inquérito aos bancos realizado pelo Banco de Portugal, para um período tradicionalmente dedicado às compras da quadra natalícia. Para as restantes finalidades de empréstimos — habitação e empresas — não são esperadas alterações na procura.
“As instituições antecipam um ligeiro aumento na procura de crédito para consumo e outros fins”, referem as conclusões do inquérito da entidade liderada por Carlos Costa que incidiu sobre cinco bancos portugueses, que preveem ainda que “para o quarto trimestre do ano as instituições não antecipam alterações relevantes na procura de empréstimos no segmento das empresas e dos particulares para aquisição de habitação“. Ler + (...)