[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Carne de vaca: a solução não é proibir, é escolher a mais amiga do ambiente, diz presidente do Politécnico de Bragança

Ao contrário da Universidade de Coimbra, o Politécnico de Bragança não baniu a carne de vaca. Em vez disso, há mais de 15 anos que consome apenas carne mirandesa. A VISÃO falou com o presidente do instituto, para quem esta foi uma decisão com vantagens ambientais e sociais - e que não é dispendios.

Em nome da sustentabilidade, o reitor da Universidade de Coimbra decidiu banir a carne de bovino das cantinas universitárias da cidade, opção que recebeu os aplausos de muitos, que invocam a desflorestação para criar pastagens e cultivar soja na Amazónia, e a censura de muitos outros. Um dos exemplos dados pelos críticos da medida é que o problema não está em consumir carne, mas sim no modo de produção (como se pode ler no artigo de capa da revista VISÃO que está ainda esta semana nas bancas). Em Portugal, onde o pastoreio é a regra, a vaca tem impactos positivos no ambiente, dizem - e o reitor deveria ter feito como o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), que há muito só serve carne local, de raças autóctones, nas suas cantinas. Ler + (...)

Sem comentários: