[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

terça-feira, 8 de outubro de 2019

Gel para dentição pode ser prejudicial para a saúde dos bebés

A maioria dos produtos contém sacarose, álcool ou lidocaína na composição, substâncias que podem afetar negativamente a saúde das crianças.

Quando os dentes do bebé começam a nascer por volta dos seis meses de idade, é comum que chore, tenha febre e falta de apetite. Como tal, muitos pais recorrem a gel anestésico infantil para aliviar a dor. Contudo, o uso desse tipo de produto pode ameaçar o bem-estar da criança. Um estudo realizado pelo Serviço de Saúde Pública do País de Gales, no Reino Unido, descobriu que a maioria dos géis contém sacarose, álcool ou lidocaína na composição. Cada um desses ingredientes interfere na saúde do bebé.

A sacarose é um tipo de açúcar que pode aumentar o risco de cáries e o álcool pode interferir no sono. Já a lidocaína pode provocar efeitos colaterais quando utilizada em doses elevadas, incluindo reações alérgicas, tonturas, queda de pressão e dores de garganta. A lidocaína é utilizada como anestésico local e necessita de ser reaplicada quando o seu efeito passa, o que aumenta o risco de contacto com altas doses. Por causa disso, as autoridades de saúde orientaram que os pais evitem utilizar produtos que contenham essas substâncias. Ler + (...)

Sem comentários: