[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Outro motivo para desligar os ecrãs à nossa volta: a luz azul também nos faz envelhecer mais depressa

Já sabemos que a luz azul, ou LED, dos nossos smartphones ou do ecrã do computador pode dificultar o sono e até prejudicar em a visão - aconteceu com ratinhos, é provável que se repita com humanos. Agora, um novo estudo da Universidade do Oregon, publicado na Nature, sugere que a exposição prolongada à luz azul pode estar a causar mais danos à nossa vida, como se a vida passasse por nós ainda mais depressa. Ou seja, faz-nos envelhecer.

No estudo, os investigadores analisaram o que aconteceu com as moscas da fruta que foram expostas a 12 horas de luz azul todos os dias. No fim, verificou-se que danificou as células dos olhos e as células cerebrais nas moscas, e também prejudicou a sua capacidade de se moverem em volta dos compartimentos. Resumindo, reduziu-lhes a vida, em comparação com moscas que viviam em absoluta escuridão ou com outras que foram expostas à luz azul com um filtro. Ler + (...)

Sem comentários: