[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Garantia mínima de dez anos para eletrodomésticos e viaturas? PCP quer

Comunistas defendem uma garantia mínima de dez anos para grandes e pequenos eletrodomésticos, viaturas e dispositivos eletrónicos.

De olhos postos no meio ambiente e para poupar a carteira dos consumidores, o Partido Comunista Português (PCP) apresentou um projeto de lei no Parlamento que pretende acabar com a obsolescência programada de bens de consumo, como telemóveis ou electrodomésticos.
O diploma apresentado na terça-feira visa introduzir normas que atuam essencialmente sobre os produtores e o Estado, estabelecendo medidas de promoção da durabilidade e garantia dos equipamentos.
De acordo com os estudos realizados, a aprovação de regras que estendessem a longevidade – apenas de alguns dos dispositivos – em 5 anos no espaço da União Europeia representaria a diminuição de 12 milhões de toneladas anuais de equivalente-CO2. Se essa intenção fosse alcançada, isso seria equivalente a retirar quase 15 milhões de veículos movidos a combustíveis fósseis das estradas", fundamenta-se. Ler + (...)

 

Sem comentários: