[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Milhares de europeus contaminados com cocktail de químicos. Portugueses incluídos

Sangue, urina e cabelo de milhares de europeus estão a ser analisados para detectar substâncias tóxicas. Os estudos realizado até hoje «mostram que todos nós temos grandes quantidades de substâncias químicas tóxicas e persistentes que não deviam estar no nosso corpo, mas que absorvemos na nossa vida diária», afirma ao “Expresso” Dolores Romano, consultora na área da química do European Environmental Bureau (EEB).

De acordo com a EEB, rede europeia de organizações ambientalistas, as evidências científicas não deixam margem para dúvidas: os adultos europeus de hoje estão contaminados com «mais de 300 químicos sintéticos que não existiam nos corpos dos nossos avós» e que os absorvem através do que comem, bebem, respiram, vestem ou manuseiam. «As autoridades europeias não estão a controlar suficientemente este crescente problema de saúde pública e ambiental», avisa. Ler + (...)

Sem comentários: