[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Pneumonia mata a cada hora e meia em Portugal. Mas a causa é prevenível

Todos os dias são internadas 81 pessoas com pneumonia, 16 acabam por morrer. Ou seja, a cada hora e meia morre uma pessoa vítima daquela que é uma das principais causas de morte prevenível em Portugal. Hoje é o Dia Mundial da Pneumonia.

A vacinação antipneumocócica é a forma mais eficaz de se proteger contra a pneumonia. O alerta é do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, da Fundação Portuguesa do Pulmão e da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
Durante todo o ano são registados casos de pneumonia, mas é nesta época que se regista o maior número de casos. Crianças e adultos a partir dos 65 anos e pessoas que sofram de co-morbilidades como a diabetes, doença cardíaca crónica, asma ou doença pulmonar obstrutiva crónica fazem parte dos grupos de risco e por isso são particularmente aconselhadas a fazer a prevenção. Ler + (...)

Sem comentários: