[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Animação sociocultural nas escolas reduz violência entre alunos

A existência de animação sociocultural dentro dos estabelecimentos de ensino contribui para a diminuição da violência escolar ('bullying') e potencia outro tipo de competências aos alunos, revela um estudo divulgado hoje.

Da autoria do animador e investigador Bruno Trindade, de Castelo Branco, o estudo "Importância da Animação Sociocultural em Contexto Escolar" foi apresentado no início do mês, na Universidade de Salamanca, em Espanha, como tese de doutoramento.
"O índice de violência foi uma das áreas em que nos debruçámos mais. Até nós ficámos impressionados com as respostas, não só dos alunos como dos professores, pois 80% considerou que [a animação sociocultural] ajudou a combater a indisciplina na escola", disse o autor à agência Lusa.
O estudo decorreu no Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco, envolvendo 439 alunos e 36 professores (incluindo do 1.º ciclo do ensino básico), através do questionário de Adaptação da Escala de Avaliação de Implementação de Programas. Ler + (...)

 

Sem comentários: