[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Hospitais podem vir a cobrar por doentes abandonados

Dos mil pacientes ainda internados após alta médica, cerca de metade pode ser transferida para lares de terceira idade ou para casa própria onde necessitam de apoio domiciliário, sendo que a outra metade é composta por cidadãos que continuam a precisar de cuidados.

Há doentes que são abandonados pelas respetivas famílias nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, e estas mesmas entidades gastam 100 milhões de euros anuais com os mais de mil doentes que têm alta clínica mas que continuam internadas por falta de resposta social, avança o ‘Jornal de Notícias’ esta quarta-feira, 18 de dezembro.
O problema tem sido denunciado pelos próprios hospitais há largos anos, e o Ministério da Saúde pretende encontrar um “modelo de responsabilidade financeira” para quem não precisa de estar internado. A medida, que está prevista no Orçamento de Estado para 2020, mas ainda não existe data para avançar. Ler + (...)

 

Sem comentários: