[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Governo quer usar reconhecimento facial no acesso à Chave Móvel Digital

A Agência para a Modernização Administrativa lançou um concurso para criar um sistema de autenticação por reconhecimento da imagem do rosto na Chave Móvel Digital. A CNPD alerta para os riscos deste tipo de autenticação. 

Em vez de um código de números (PIN) o Governo português quer que os cidadãos possam usar o reconhecimento facial para se autenticarem no serviço Chave Móvel Digital, que já é obrigatório no acesso ao portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e que pode ser usado também para aceder a muitos outros serviços públicos, como as finanças, e assinar documentos eletrónicos.
O concurso público para adquirir a solução que permita esta integração foi lançado em dezembro e as candidaturas estão ainda a ser avaliadas pela Agência da Modernização Administrativa (AMA). O valor do contrato é de 150 mil euros e o prazo de execução é de três anos, período durante o qual o novo sistema, a avançar, deverá estar implementado na Chave Móvel Digital. Ler + (...)

Sem comentários: