[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

O CONSUMIDOR SUSTENTÁVEL


O CONSUMIDOR SUSTENTÁVEL
Tema consagrado ao

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor 2020





Fonte: Consumers International (adaptação ao português de Portugal)

Se todos vivessem o estilo de vida da pessoa média na Europa Ocidental, precisaríamos de três planetas para nos apoiar.
Enquanto isso, cerca de mil milhões de pessoas vivem em situação de extrema pobreza, incapazes de acederem ao mínimo necessário para desfrutarem de uma qualidade de vida com dignidade.
A fim de proteger o planeta e proporcionar condições sociais equitativas para as gerações actuais e futuras, precisamos de pensar sobre a maneira como produzimos e consumimos bens e serviços.
O objectivo do consumo sustentável é aumentar a eficiência dos recursos e incrementar o comércio justo, ajudando a atenuar a pobreza e a permitir que todos possam desfrutar de uma boa qualidade de vida com acesso a alimentos, água, energia, assistência médica e medicamentosa e muito mais.
A procura por produtos sustentáveis vem aumentando, especialmente entre os consumidores mais jovens.
Um estudo à escala global revelou que 66% dos consumidores dizem que estão dispostos a pagar mais por marcas sustentáveis.
Outros estudos concluem que as compras reais de produtos sustentáveis se situam na faixa dos 20-30%.
Geralmente, a sustentabilidade não é a escolha fácil para os consumidores e requer esforço não só para identificar o produto, como ainda para que se opere uma mudança de comportamento, já que, em princípio, pode pressupor que pelo produto sustentável se tenha de pagar mais.
No entanto, há sinais precoces de encurtamento deste hiato e é essencial que se conduza a um ponto de inflexão.
Precisamos de fazer com que o consumo sustentável seja a opção mais fácil para os consumidores.

Sem comentários: