[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

As vantagens de pedir fatura com número de contribuinte

Por resistência, esquecimento ou desconfiança. Ainda há quem não tenha o hábito de associar o Número de Identificação Fiscal (NIF) às compras que faz no dia a dia, para que o Estado não controle aquilo que ganha e aquilo que gasta – na verdade, esta é a única forma que o Estado tem de combater a evasão fiscal, daí ser tão importante pedir fatura com o número de contribuinte. Mas também há vantagens para os consumidores. Mostramos-te quais são.

Pedir fatura com NIF permitirá, por exemplo, deduzir despesas do setor da saúde, educação, habitação, lares e despesas gerais familiares em sede de IRS – cada contribuinte pode deduzir até 250 euros das despesas gerais familiares, sendo que nas famílias monoparentais a dedução passa a ser de 335 euros. Para isso será fundamental não deixar passar o prazo de validação das faturas no portal e-fatura, até 15 de fevereiro. Ler + (...)

Sem comentários: