[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Associação D3 alerta para riscos das propostas de videovigilância com IA da PSP

A D3 avança que é urgente lançar em Portugal o debate acerca da utilização de sistemas de videovigilância com IA. A associação lembra que liberdade, privacidade e segurança são direitos humanos e não devem ser feitas "concessões a visões hiper-securitárias". 

No início de 2020, a Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) chumbou dois pedidos de autorização da Polícia de Segurança Pública (PSP) para instalar em Portimão e Leiria sistemas de videovigilância com IA que permitiam procurar pessoas por características físicas ou pelo sexo. Numa altura em que a PSP pretende insistir na implementação da tecnologia, a Associação D3 vem alertar para os riscos da proposta das autoridades.
A associação elucida que além dos pareceres negativos emitidos pela CNPD em relação à instalação de sistemas de videovigilância com IA em Portimão e Leiria, a entidade manifestou-se também contra a implementação da tecnologia em Olhão e Estremoz. Ler + (...)

Sem comentários: