[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Cuidado…Há cada vez mais burlas a chegar por SMS


 


A possibilidade de personalizar o remetente dos SMS com carateres alfanuméricos por partes das operadoras móveis nacionais está a criar uma pandemia fraudulenta nos sistemas de pagamentos em Portugal (SMishing), alerta a fintech EuPago.

 
Só entre Lisboa e Porto, as queixas junto das autoridades ascendem já a cerca de um milhar por semana, cujos emissores fazem-se sobretudo passar por empresas como EDP, CTT, ASCENDI E AUTORIDADE TRIBUTÁRIA.
 
A EuPago revela que só em 2020 já recebeu 77 queixas de burla, cerca de 2 por dia, o que perfaz cerca de €10.000 em perdas para o consumidor.

“As operadoras móveis não efetuam a validação dos remetentes nas suas comunicações na entrega dos SMS e os burlões aproveitam-se dessa facilidade, fazendo passar-se por empresas idóneas, levando os destinatários a executar pagamentos fraudulentos”, explica José Veiga, co-CEO da EuPago. Ler + (...)

Sem comentários: