[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

IVA na eletricidade. Agora já todos sabemos o que fizeram nesta votação

O parlamento chumbou a semana passada a descida do IVA da eletricidade. PSD, PCP e Bloco até estiveram, aparentemente, alinhados na redução — com contrapartidas para uns, sem contrapartidas para outros —, mas o xadrez parlamentar garantiu que ninguém levava a sua avante. 

Ninguém? Não é bem assim — o PS e António Costa ficaram exatamente onde queriam ficar. E para isso o CDS teve um papel fundamental, assim como o inesperado posicionamento de Joacine Katar Moreira.

Foi o tema que marcou a discussão do primeiro orçamento da nova legislatura. A descida do IVA da eletricidade para consumo doméstico marcou a agenda do princípio e ao fim e aquilo que que começou como um debate que todos podiam entender acabou num xadrez cuja lógica se tornou difícil de acompanhar.
Com o orçamento fechado - e aprovado, não há spoilers possíveis: nenhuma das propostas de redução do IVA na fatura da eletricidade foi aprovada; duas chumbaram em plenário (PCP e Bloco de Esquerda) e uma foi retirada na Comissão de Orçamento e Finanças (PSD) Ler + (...)

 

Sem comentários: