[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Startup portuguesa quer melhorar os cuidados de saúde e cria nova "linguagem clínica" em open source

Chama-se UpHill Notation e traz um novo padrão para o “desenho de cada protocolo clínico”, que desempenha um papel importante na melhoria dos cuidados de saúde.

Facilitar a criação e interpretação de protocolos clínicos e ajudar os médicos a aplicá-los de forma eficaz no seu dia-a-dia. É este o objetivo da UpHill Notation, aquela que a startup portuguesa de software hospital Up Hill diz ser “o primeiro modelo de representação de protocolos médicos a nível internacional”, que já está a ser utilizada no Grupo Luz Saúde.
Tratando-se de recomendações desenvolvidas com base em evidência científica para orientarem a ação dos médicos perante um problema de saúde específico, os protocolos clínicos desempenham um papel importante na melhoria dos cuidados de saúde. No entanto, e de acordo com o CEO da startup portuguesa, "até agora não existia um padrão para desenhar cada protocolo". Eduardo Freire Rodrigues compara esta situação a "como andar numa autoestrada, onde em cada concelho a sinalética é diferente". Ler + (...)

Sem comentários: