[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quinta-feira, 26 de março de 2020

Como limpar e desinfetar a casa em tempo de coronavírus

Há gestos e rotinas essenciais para reduzir o risco de uma contaminação que pode ser mortal. Chega a casa e não sabe como agir? Tem um familiar suspeito ou infetado com covid-19 em casa? Como desinfetar as superfícies? Caiu mais uma receita de vodka na caixa de e-mail? E como atacar o coronavírus na roupa? Precisa de motivação para passar a montanha de roupa a ferro? Respondemos às dúvidas do momento com a nossa seleção de conselhos. Também revelamos dicas para desinfetar o automóvel.

Quando chega a casa

Descalce-se de imediato e deixe o calçado sempre no mesmo local, perto da entrada. Evite guardar os sapatos no mesmo sítio onde tem os chinelos que usa em casa. Todos os membros da família devem adotar esta rotina.Mude a roupa exterior (casacos, camisolas, t-shirts, calças, etc.) e evite sacudir a roupa para minimizar a possibilidade de dispersar qualquer tipo de vírus e germes no ar. Coloque a roupa a arejar no exterior e nunca a guarde de imediato no roupeiro ou gavetas.Lave as mãos, seguindo as indicações das autoridades de saúde. Deve desinfetar chaves, telemóvel e tudo aquilo em que mexeu quando saiu.Com a limpeza removemos germes e sujidade das superfícies. Não mata os germes, mas reduz o seu número e o risco de contágio da infeção. Na desinfeção, utilizamos substâncias químicas para matar os germes. Esta ação não limpa necessariamente as superfícies, mas ao matar os germes, depois de limpar a superfície, podemos, de facto, reduzir o risco de uma infeção. L er + (...)

Sem comentários: