[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

segunda-feira, 30 de março de 2020

Covid-19: CMVM admite avaliações de imóveis realizadas por terceiros

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) emitiu hoje orientações para os peritos avaliadores de imóveis, admitindo que em casos justificados as inspeções podem ser feitas por terceiros usando meios tecnológicos, desde que cumpram determinados pressupostos.

Na circular hoje divulgada, a CMVM considera que, tendo em conta a pandemia de covid-19, os profissionais avaliadores de imóveis devem ter práticas de distanciamento social e adotar procedimentos de "continuidade de negócios, nomeadamente, em matérias de práticas profissionais usadas para garantir a qualidade dos seus serviços".
Devem ainda comunicar previamente aos bancos e outras entidades financeiras para quem fazem a avaliação, "por documento escrito, os termos em que a avaliação irá decorrer".
A CMVM diz ainda que as inspeções devem manter-se, mas também admite que, em casos "justificados e comprovados", haja recurso a "inspeções realizadas por terceiros, suportadas em alternativas tecnológicas para esse efeito". Ler + (...)

 

Sem comentários: