[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

sexta-feira, 20 de março de 2020

Covid-19: Pais em teletrabalho acusam cansaço, perda de apetite, obsessão por limpeza e depressão

Obsessão pela desinfeção de tudo, perda de apetite, chorar às escondidas, cansaço geral, conflitos familiares são algumas das situações que os pais que estão em isolamento com os filhos e em teletrabalho confessam sentir na primeira semana de combate à pandemia Covid-19.

“Como éramos felizes e não o sabíamos antes de tudo isto acontecer”, desabafa João, 43 anos, pai de dois filhos, de 11 e 08 anos, marido, genro, tio, empresário, investigador e estudante universitário no Porto.
Num testemunho enviado esta madrugada à Lusa, e depois de terminar as tarefas em casa, João relata que desempenhar “tantos papéis” na situação excecional da pandemia que o obriga a “controlar” e “esconder” as “muitas emoções” que sente ao longo do isolamento social em teletrabalho.
“A batalha é dura, porque as frentes de batalha são várias. A forma como lido com as várias frentes exige uma mudança constante de abordagem. Estar perante uma situação impensável, em que me é exigido o cuidar de mim e dos outros, lutar pela vida evitando um vírus invisível, mais as pressões profissionais, o acompanhamento aos filhos nas tarefas escolares e também no seu equilíbrio emocional, apoiar toda a familiar, lidar e gerir a informação que entra ao minuto pelos media, é devastador a nível emocional, mental e físico”. Ler + (...)

Sem comentários: