[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quinta-feira, 19 de março de 2020

Desinfetar compras? Dar banho ao cão? Estas são as respostas dos especialistas

Uma festa no cão pode propagar o novo coronavírus, os alimentos do supermercado não. Arrancou hoje o programa Perguntas com Resposta às dúvidas dos ouvintes da TSF.

Nestes dias de muitas perguntas, a TSF abre a porta ao esclarecimento com as respostas do virologista Celso Cunha e da médica Cláudia Conceição do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e na primeira edição muitas foram as questões:
"Não", respondem os especialistas ouvidos pela TSF: "Basta lavar muito bem as mãos e guardar as compras. Está provado que o vírus não se transmite através de alimentos", explica o virologista Celso Cunha.
O mesmo não se aplica em relação às superfícies, como por exemplo, as caixas de supermercado, as caixas multibanco ou outra, sejam de metal ou de outro material. Ou seja, renova-se o conselho de uma cuidada higiene das mãos. Mas não vale a pena sair de máscara a não ser que tenha sintomas da doença, de resto, nem luvas, nem máscaras são aconselhadas aos cidadãos saudáveis. Ler + (...)

Sem comentários: