[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quinta-feira, 19 de março de 2020

GNR alerta para "um novo perigo" causado pela pandemia da Covid-19

Portugal vive uma situação "excecional" ao ter sido declarado, esta quarta-feira, o estado de emergência nacional devido à pandemia de Covid-19. Paralelamente, há uma série de riscos potenciados pelo 'vírus' do medo e pela normal necessidade de consumo de informação sobre o tema. É, por isso, preciso estar atento.

 O alerta é da Guarda Nacional Republicana (GNR) e refere que a enorme quantidade de cobertura de notícias, em torno da atual pandemia do vírus da Covid-19, "criou um novo perigo" -  "ataques de phishing que têm como objetivo explorar os receios da população sobre o vírus". 

Numa publicação na página de Facebook, a GNR informa que são efetuadas campanhas de phishing (por email, SMS ou por redes sociais) "a coberto da imagem de entidades oficiais" como a Organização Mundial de Saúde, a UNICEF ou centros de investigação e laboratórios do setor da saúde, com conteúdos alusivos à pandemia, inclusive com ficheiros em anexo. Ler + (...)

Sem comentários: