[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Como evitar que a quarentena danifique um motor Diesel

O estado de emergência poderá ter efeitos bastante nefastos nos veículos equipados com motor Diesel. Eis alguns dos cuidados que deverá ter com o filtro de partículas durante o período de quarentena.
 
O período de quarentena, como forma de evitar a propagação da covid-19, poderá ter efeitos prejudiciais para os automóveis, com especial incidência nos veículos equipados com motor Diesel e que se encontrem parados.
Existem alguns cuidados a ter para evitar este problema. Do mesmo modo que um automóvel, inativo, necessita de manutenção, o simples facto de se tirar o veículo da garagem, durante a época de confinamento, também isso não será garantia de sucesso – ou de ausência de danos.
Especialmente os veículos a gasóleo. Porquê? O filtro de partículas é um dispositivo instalado no sistema de escape, cuja função é reter as partículas Diesel (e outras igualmente danosas), para que estas não sejam libertadas para a atmosfera. Um filtro pode remover até 80% das partículas do escape, reduzindo assim as emissões poluentes. Ora, quando este filtro atinge temperatura suficiente, as partículas são queimadas e removidas. Um processo a que se chama “ciclo de regeneração”. Ler + (...)

Sem comentários: