[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Computadores para todos os alunos? "Não há soluções imediatas" diz Ministro da Educação

A aplicação do ensino a distância aplicado no terceiro período devido à COVID-19 pode ter como barreira o acesso a computadores e ligação à internet. António Costa diz que quer "acesso universal" mas o Ministro da Educação lembra que não há soluções imediatas.

As aulas vão recomeçar amanhã mas num modelo diferente, apostando no ensino a distância para os vários graus de ensino do básico e secundário, embora exista a possibilidade do 11º e 12º ano poderem voltar às escolas, com regras de distanciamento especiais nesta época de pandemia da COVID-19. As linhas da estratégia definida foram comunicadas na semana passada, depois da decisão do Conselho de Ministros, e ficou prometido um "acesso universal" que permita ultrapassar barreiras e diferenças de acesso a equipamentos entre os vários graus de ensino e nas famílias.
Os vários levantamentos que têm vindo a ser feitos mostram falhas no acesso a computadores e à internet, e alguns números apontam para 50 mil alunos sem recursos, e por isso a garantia de aulas através da televisão - por cabo, satélite e TDT - é uma das opções, que deverá ser complementar com outros métodos de proximidade. Ler + (...)

Sem comentários: