[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quarta-feira, 15 de abril de 2020

COVID-19. Dificuldades na tesouraria? Estes são os documentos que precisa para aceder a uma linha de crédito

As empresas que queiram aceder às linhas de crédito disponibilizadas no âmbito da pandemia de Covid-19 só têm de apresentar as contas fechadas de 2018 e o último balanço disponível do ano passado. O alerta é da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC).

«Não é legal, neste momento, pedir contas encerradas», disse Paula Franco, bastonária da OCC, citada pelo “Jornal de Negócios”, que na semana passada resumia uma situação já denunciada por vários empresários: alguns bancos têm exigido balanços e resultados provisórios relativos a 2019. Só que a Covid-19 veio atrasar tudo e a banca, segundo a OCC, está a dificultar o acesso às linhas de crédito.
No entanto, a lei protege as empresas: «As assembleias-gerais das sociedades comerciais, associações ou cooperativas, que devam ter lugar por imposição legal ou estatutária, podem ser realizadas até 30 de Junho de 2020». Ou seja, as empresas podem apresentar as contas de 2018. Ler + (...)

Sem comentários: