[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Inquilinos já podem pedir apoios para pagar renda da casa. Saiba como

A partir de hoje, dia 15 de Abril, os inquilinos que tenham tido uma quebra de rendimentos e os senhorios que deixaram de receber o pagamento das rendas, já podem pedir um empréstimo ao Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) para ajudar no pagamento das rendas ou cobrir a falta delas.

Uma portaria publicada na terça-feira em Diário da República veio complementar as regras que ainda faltavam, definindo de que forma podem os inquilinos e também os senhorios podem aceder a estes empréstimos.
A submissão da candidatura é feita através de uma plataforma própria para o efeito, mediante a apresentação de comprovativos de perda de rendimentos. Os interessados devem preencher o formulário de candidatura, disponível a partir de hoje na plataforma, segundo explica o Ministério da Habitação, que comunica a decisão através de email, no prazo máximo de oito dias a contar da data de entrega de todos os elementos informativos e documentais necessários.

Importa sublinhar, contudo, que nem todos os inquilinos ou senhorios têm direito a solicitar este apoio, devendo obedecer a algumas condições: os inquilinos devem ter registado uma quebra de rendimentos superior a 20%, bem como precisar de gastar mais de 35% do rendimento do agregado familiar para pagar a renda da casa, neste caso o IHRU empresta uma parte do valor; Já os senhorios podem pedir o empréstimo caso os inquilinos tenham suspendido o pagamento das rendas durante a situação de estado de emergência, aqui o IHRU empresta o valor total. Ler + (...)

Sem comentários: