[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

terça-feira, 28 de abril de 2020

Peritos defendem abertura faseada do país por regiões

A abertura do país por regiões, dado prioridade às menos afectadas, é a estratégia mais aconselhável para vários especialistas ouvidos pelo jornal “Público”:

Na conferência de imprensa diária da Direcção-Geral da Saúde (DGS) do passado domingo, 26 de Abril, a ministra da Saúde, Marta Temido, falou em dois valores que poderão determinar a estratégia de levantamento das medidas do Estado de Emergência: o  R0 e Rt. O valor de R0, explicou ao “Público” Manuel Carmo Gomes, professor de epidemiologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, mede o número de contágios que acontecem quando a doença tem condições ideais» para se propagar, sem qualquer medida de confinamento ou contenção. Portugal tem um R0 de 2,08.
O valor de Rt (ou efectivo), que situa-se em 1,04, é relevante depois de aplicadas as medidas para conter a propagação da doença. Este valor está, ainda assim, longe do zero (valor de referência para se dar uma doença como dominada) e continua acima de um. Significa isto que a pandemia não está a abrandar. Ler + (...)

Sem comentários: