[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Amamentar de máscara, permitir o contacto pele a pele e testar o recém-nascido de uma mãe infetada em 24 horas. As novas recomendações da DGS

A Direção-Geral da Saúde publicou novas recomendações para grávidas e recém-nascidos no âmbito da pandemia de covid-19.

A Direção-Geral da Saúde publicou esta terça-feira, 19 de maio, um conjunto de novas orientações para o cuidado de recém-nascidos na maternidade no âmbito da pandemia de covid-19.
De acordo com este novo documento, destaca-se o facto de "quando a mãe é um caso confirmado ou suspeito de SARS-CoV-2", o parto "deve ocorrer num bloco de partos dedicado a casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 e só deverão estar presentes os elementos estritamente necessários".
Já o recém-nascido de uma mãe infetada com o novo coronavírus "deve ser testado, sendo recomendado que o teste seja feito nas primeiras 24 horas após o nascimento". Mediante o resultado, "se estiver clinicamente estável e assintomático, poderá ter alta acompanhando a mãe (se esta tiver alta) ou ficar a cargo de outro cuidador, que deverá estar saudável". Ler + (...)

Sem comentários: