quarta-feira, 13 de maio de 2020

CONTRATOS DE SEGURO ATINGIDOS PELA “PANDEMIA”

Fonte: Decreto-Lei n.º 20-F/2020, de 12 de Maio
Entrada em vigor: 13 de Maio de 2020
Vigência: vigora até 30 de Setembro de 2020 (com as particularidades do artigo 7.º)
Sanções: Lei n.º 147/2015, de 9 de Setembro.

PRÉMIO DE SEGURO
PAGAMENTO
Regime excepcional de pagamento do prémio de seguro

ACORDO
ENTRE
SEGURADOR E TOMADOR DE SEGURO
O Estado permite acordo entre segurador e tomador de seguro, nestes termos:
§  Pode ser acordado entre o segurador e o tomador do seguro um regime mais favorável ao tomador do seguro.

§  Pode ser objecto de acordo, designadamente,
Ø  o pagamento do prémio em data posterior à do início da cobertura dos riscos,
Ø   o afastamento da extinção automática do contrato ou da não prorrogação em caso de falta de pagamento,
Ø  o fraccionamento do prémio,
Ø  a prorrogação da validade do contrato de seguro,
Ø  a suspensão temporária do pagamento do prémio e a redução temporária do montante do prémio em função da redução temporária do risco.

SEGURO OBRIGATÓRIO
A NÃO HAVER ACORDO

§  Tratando-se de seguro obrigatório,  em caso de ausência de acordo, por falta de pagamento do prémio ou fracção na data do respectivo vencimento, o contrato é automaticamente prorrogado por um período de 60 dias a contar da data do vencimento do prémio ou da fracção devida.

§  O segurador deve informar o tomador do seguro do regime estabelecido com a antecedência mínima de 10 dias úteis relativamente à data do vencimento do prémio, podendo este opor-se à manutenção da cobertura até à data do vencimento.

§  A prorrogação do contrato por 60 dias é reflectida no certificado da vigência do seguro, quando exigível.

§  A cessação do contrato de seguro por efeito do não pagamento do prémio, ou de parte ou fracção deste, até ao final do período de 60 dias, obriga o tomador do seguro (consumidor…) ao pagamento do prémio correspondente ao período em que o contrato haja vigorado.

§  O montante do prémio em dívida pode ser deduzido de qualquer prestação pecuniária devida pelo segurador ao tomador do seguro (consumidor…), designadamente por ocorrência de sinistro no período em que o contrato esteve de pé.

REDUÇÃO SIGNIFICATIVA
OU
SUSPENSÃO DE ACTIVIDADE
Regime Excepcional

Os tomadores de seguros (…)
§  que desenvolvem actividades que se encontrem suspensas ou cujos estabelecimentos ou instalações ainda se encontrem encerrados por força das medidas excepcionais e temporárias adoptadas ou

§  aqueles cujas actividades se reduziram substancialmente em função do impacto directo ou indirecto dessas medidas, podem solicitar o reflexo dessas circunstâncias no prémio de seguros que cubram riscos da actividade,

§  bem como requerer o fraccionamento do pagamento dos prémios referentes à anuidade em curso, sem custos adicionais.

§  Se o prémio tiver sido integralmente pago no início da anuidade, o montante da redução do prémio é deduzido ao prémio devido na anuidade subsequente ou, em caso de contrato de seguro que não se prorrogue, estornado no prazo de 10 dias úteis anteriores à respectiva cessação.

§   Admite-se, porém, acordo das partes em sentido diverso.

REDUÇÃO SUBSTANCIAL DA ACTIVIDADE
SIGNIFICADO

Considera-se existir uma redução substancial da actividade quando o tomador de seguro esteja em situação de crise empresarial, incluindo uma quebra abrupta e acentuada de, pelo menos, 40 % da facturação. (Exceptuam-se os grandes riscos).
Exclui-se, neste passo, a situação dos consumidores singulares que durante o estado de emergência e no período subsequente estiveram privados de se deslocar e, nessa medida, se não expuseram aos riscos próprios da circulação automóvel…
Tal situação, cabe no acordo, inicialmente previsto, do pagamento do prémio, quando se alude a "redução temporária do montante do prémio em função da redução temporária do risco".

ALTERAÇÕES CONTRATUAIS
Forma
As alterações contratuais reduzem-se a escrito (em acta adicional ou em condição particular),  cabendo ao segurador remetê-lo ao tomador do seguro (consumidor…) no prazo de 10 dias úteis após a data da convenção ou do exercício do direito.
SUPERVISÃO
REGULAMENTAÇÃO
A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) é responsável pela supervisão e fiscalização destas disposições.
A ASF definirá,  por norma regulamentar, os deveres dos seguradores em vista do que estabelece o dispositivo em referência.