[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

domingo, 17 de maio de 2020

PSP alerta para crimes com recurso às tecnologias no dia da Internet

A PSP alertou hoje para o aumento dos crimes com recurso às novas tecnologias, um acréscimo registado sobretudo durante os períodos do estado de emergência devido à covid-19 em que houve um confinamento da população.

Este alerta da Polícia de Segurança Pública é deixado no Dia Mundial da Internet, que se assinala hoje.
"A PSP tem vindo a assinalar o forte incremento da criminalidade praticada com recurso às novas tecnologias, principalmente verificado durante a janela temporal de confinamento obrigatório vivenciado pela sociedade portuguesa entre de 22 de março e 02 de maio de 2020", refere aquela polícia em comunicado.
Segundo a PSP, durante estes períodos do estado de emergência, a criminalidade geral registou uma diminuição de 47% em comparação a período homólogo de 2019, com menos 9.084 crimes registados, mas verificou-se que os crimes com maior aumento são os praticados por intermédio das novas tecnologias.
Na nota, a PSP não avança com dados sobre o aumento, mas números divulgados recentemente por esta polícia, relativos ao período do estado de emergência, davam conta que a burla informática e nas comunicações tinham registado um crescimento de 33%, correspondendo a um acréscimo de 210 casos, em relação ao mesmo período de 2019. Ler + (...)

 

Sem comentários: