[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

terça-feira, 23 de junho de 2020

App portuguesa de combate à COVID-19 sob escrutínio da proteção de dados e cibersegurança

Ainda não há data para a disponibilização da app STAYAWAY COVID, que tudo indica que será a aplicação oficial de rastreamento de contactos em Portugal, com a integração das API da Google e Apple.
 
 A análise da avaliação de impacto e testes de segurança vão ser feitos pela CNPD e o CNCS.
Os testes da aplicação que foi desenhada para alertar os utilizadores sobre contactos de risco com pessoas que foram testadas positivo à COVID-19 estão em marcha, em termos dos servidores de suporte e da própria aplicação, como confirmou o INESC TEC ao SAPO TEK. Mas ainda não há data para a disponibilização da app que pode ser um contributo importante no controle da disseminação da doença do novo coronavírus, sobretudo na altura em que o desconfinamento está a avançar e existem algumas zonas de crescimento de número de casos, em especial na região de Lisboa.
Enquanto avançam os testes técnicos há também análises à forma como é garantida a proteção de dados, e a cibersegurança, que podem ser essenciais para garantir maior confiança e utilização da app. Ler + (...)

Sem comentários: