[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

sexta-feira, 19 de junho de 2020

No momento de optar: opte pelos benefícios sociais


O reconhecimento dos colaboradores é uma das  vantagens do seguro de saúde de grupo da empresa,  acresce às deduções fiscais em sede de IRS, aumento da motivação e redução do absentismo laboral, sendo  este benefício de relevar no momento em que possa haver um cerco profissional por outra empresa concorrente. Este benefício, além do salário, é dos  mais apreciados pelos colaboradores quanto à estratégia de remuneração. 

Entre as principais vantagens do seguro de saúde de grupo, destaco o preço mais reduzido do que o seguro de saúde individual. 
Para o colaborador, este seguro de  Saúde dá-lhe acesso a uma vasta rede de prestadores de cuidados de saúde, quer em Portugal, quer no estrangeiro, a que pode recorrer em caso de urgência. 
Se a situação for de consulta na  especialidade e a rede do seguro de saúde não disponibilizar a mesma, o segurado (colaborador) pode ser atendido fora da rede, pagamento com pedido de reembolso posterior junto da seguradora. 
Quanto à rapidez, também o seguro  de saúde garante uma disponibilidade 
imediata da necessidade do segurado  comparado com o SNS. Também o 
segurado pode escolher o hospital e o  médico, sendo esta liberdade uma realidade no seguro de saúde. 
Há assim várias soluções adaptadas em coberturas e capitais, senso que a opção vai ser escolhida pelo tomador do seguro, que pode também estender-se aos elementos que compõem o agregado familiar. 
O seguro de Saúde tem também  a particularidade de poder ajudar na 
prevenção do surgimento de doenças  fulminantes e sem historial. 
Pode também ser contratado garantir o  apoio domiciliário, utilização de clínicas 
internacionais com notoriedade, incluir  descontos em parceiros de saúde e bem-estar. O pagamento de despesas de tratamento de doenças graves, com as quais todos vivemos em desconforto, pode também ser incluído nas garantias e coberturas deste seguro, através de garantias complementares, que tornam a apólice mais cuidada e atrativa em termos de segurança financeira.
Para a empresa, o benefício em termos de competitividade entre concorrentes é o mais relevante, podendo ter neste seguro uma vantagem em termos de incentivo, assim como o reconhecimento tangível por parte dos funcionários, mas também financeiramente é benéfico para a empresa, porque pode ter dedução do valor integral em sede de IRC. 
Quanto às modalidades, o mais  divulgado é o seguro misto, que contempla a modalidade de reembolso e a de rede convencionada. 
Na primeira modalidade, o  segurado escolhe qual o médico e será 
posteriormente reembolsado de acordo  com o previsto na apólice. Se for na  segunda modalidade, o segurado pagará somente o valor estipulado na apólice, por exemplo 15 por uma consulta de qualquer especialidade, e a seguradora resolve com o prestador o que tiver com este acordado. 
Os limites de capitais também são muito importantes, porque definem em cada cobertura o capital disponível além dos “plafonds” anuais indicados nas condições particulares da apólice. 
As coberturas associadas a cada opção são deveras importantes, a ter em atenção no momento da escolha, pela opção que satisfaz os interesses e vontades do segurado que está a negociar uma apólice para um grupo, em que pode ser muito mais 
interessante a negociação em termos de valor, porque a negociação de uma apólice de grupo para 10 colaboradores não pode ser a mesma se o grupo for de 100. 
Os funcionários valorizam o conjunto 
de coberturas de acordo com a idade,  mas também a rede de prestadores pode influenciar a escolha no momento de optar pelo segurador A ou B. As várias garantias e as suas verbas disponíveis, assim como a rede de prestadores em determinada zona  geográfica, são fator importante no momento da escolha, além das franquias e períodos de carência associados a cada cobertura. 
Os períodos de carência de cada apólice são, em matéria de análise, também um fator na seleção do parceiro segurador.

Sem comentários: