[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Teletrabalho: como aprender a gerir o stresse desta nova realidade?

O teletrabalho parece ter chegado para ficar. Se até aqui as empresas resistiam em implementar este modelo, a verdade é que a pandemia provocada pela COVID-19 apanhou tudo e todos de surpresa e obrigou a muitas mudanças. Um artigo da psicóloga clínica Emília Moreira.

Este novo regime de trabalho foi uma delas. Embora tenhamos todos mostrado uma enorme capacidade de adaptação, é também comum sentirmos dificuldades em gerir o stress que estas mudanças e este novo regime de trabalho exigem. Para além disso, em muitos casos, além de um novo formato de trabalho, acresce uma gestão radicalmente diferente da vida, num espaço da casa agora transformado numa multiplicidade de espaços e de tempos. Acresce ainda a incerteza e as mudanças constantes associadas ao desconfinamento gradual.
Segundo um estudo recente divulgado pela Universidade Europeia, 49% dos portugueses inquiridos sentem que trabalham mais estando em casa do que trabalhariam numa situação normal.  No mesmo estudo, as mulheres reportam um nível mais elevado de stress e cansaço, em comparação com os homens. Ler + (...)

Sem comentários: