[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Portugal pode investir 2 mil milhões por ano até 2027 na economia verde

O país vai receber 45 mil milhões de euros. Se seguir a tendência de atribuir pelo menos 30% à economia verde, terá oportunidade de investir 13,5 mil milhões de euros em projetos com impacto.
 
Já antes da pandemia, os temas ambientais eram centrais em vários partes do mundo, principalmente na Europa. A Comissão Europeia já tinha indicado que para se atingir a neutralidade carbónica seriam necessários investimentos adicionais consideráveis, na ordem de 175 a 290 mil milhões de euros por ano sendo necessário aumentar o investimento no sistema energético e nas infraestruturas conexas de 2% do PIB para 2,8%. Estes investimentos terão vários retornos e vários efeitos multiplicadores, mas um deles é a redução de mais de 40% no número de mortes prematuras causadas por partículas finas, bem como uma redução anual dos danos para a saúde de cerca de 200 mil milhões de euros. Torna-se assim clara a ligação entre ambiente, neutralidade carbónica e saúde. Ler + (...)

Sem comentários: