[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Apenas 27% de inquiridos em estudo conhece sintomas do cancro da cabeça e do pescoço

Apenas 27% dos inquiridos num estudo que envolveu cinco países, entre os quais Portugal, disseram conhecer os sintomas do cancro da cabeça e do pescoço e 38% admitiram nunca ter ouvido falar deste tipo de tumor.

O inquérito, hoje divulgado, foi promovido em cinco países (Alemanha, Itália, Polónia, Portugal e Turquia) pela Sociedade Europeia de Cabeça e Pescoço, no âmbito da campanha 'Make Sense' e da Coligação Europeia de Doentes com Cancro e envolveu mais de 5.700 pessoas.

O estudo pretendeu saber o conhecimento da comunidade sobre os sinais de alerta deste tipo de cancro, que inclui qualquer tumor na região da cabeça ou pescoço, incluindo o da boca, língua, garganta e laringe, que mata três pessoas por dia em Portugal.

"O inquérito foi feito nos últimos meses (…) e o que se descobriu é que realmente é transversal aos vários países que a população está muito pouco alerta e ensinada para estes sinais, o que é assustador”, disse à agência Lusa a oncologista Ana Joaquim, do Grupo de Estudos do Cancro da Cabeça e do Pescoço. Ler +: https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/apenas-27-de-inquiridos-em-estudo-conhece-sintomas-do-cancro-da-cabeca-e-do-pescoco

 

Sem comentários: