[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Apoio ao pagamento das rendas: perto de 50% dos pedidos chumbados pelo IRHU

Lançado a todo o vapor pelo Governo, durante o estado de emergência em abril, como medida de apoio à habitação e de combate à crise económica gerada pela pandemia da Covid-19, o programa extraordinário para ajudar os inquilinos no pagamento de rendas em dívidas - por via de empréstimos sem juros - está, no entanto, a meio gás. Até ao final da última semana, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) contabilizava 2.177 pedidos de ajuda ao pagamento de rendas de habitação. Destes, 1075 não foram aprovados. O mercado de arrendamento nacional soma cerca de 730 mil contratos.
Em 513 dos casos, o instituto concluiu que os candidatos não eram elegíveis, havendo, por outro lado, 558 processos considerados irregulares ou incompletos. Houve ainda quatro desistências. Restavam por analisar 496 casos, segundo dados do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, avançados pelo Dinheiro Vivo. Na maioria dos casos, os arrendatários não conseguiram fazer prova de quebra de rendimentos durante a pandemia ou não entregaram a documentação completa exigida no processo, como o contrato ou recibo de arrendamento. Ler + (...)

Sem comentários: