[ Diretor: Mário Frota [ Coordenador Editorial: José Carlos Fernandes Pereira [ Fundado em 30-11-1999 [ Edição III [ Ano XII

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Um milhão de portugueses tem problemas da tiroide. Conheça os sintomas a que deve estar atento

Os distúrbios da tiroide afetam cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal, estima-se que estas patologias afetem um milhão de portugueses, embora mais metade continue sem um diagnóstico. Hoje é o Dia da Sensibilização para o Cancro da Tiroide.

A tiroide é uma glândula que está localizada na base do pescoço, na sua face anterior. Tem a forma de uma borboleta, com um lobo em cada um dos lados da traqueia. Os distúrbios relacionados com esta glândula são dez vezes mais comuns nas mulheres e estima-se que aos 60 anos cerca de 17% destas apresentem hipotiroidismo, o tipo mais comum de doença da tiróide.

Em Portugal, mais de um milhão de portugueses é afetado por patologias relacionadas com a tiroide, embora "muitos problemas possam passar despercebidos, uma vez que os sintomas são interpretados como simples sinais de stress ou depressão", explica a investigadora e professora Paula Soares, do instituto i3S, no Porto, e líder de um dos grupos de investigação em cancro da tiroide mais produtivos da Europa.

Ler + :  https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/um-milhao-de-portugueses-tem-problemas-da-tiroide-os-sintomas

 

Sem comentários: